Alimentação Saudável

Mulungu: A Planta que pode Ajudar contra Ansiedade, Epilepsia, Depressão e mais!

O mulungu, também conhecido popularmente como mulungu-ceral, árvore-de-coral, capa-homem, canivete, bico-de-papagaio ou corticeira, é uma planta medicinal muito comum no brasil que é usada para trazer tranquilidade, sendo muito usada para tratar quadros de insônia, assim como alterações do sistema nervoso, especialmente ansiedade, agitação e convulsões.

O mulungu está especialmente indicado para tratar alterações do estado emocional, mas também pode ser usado em outras situações. As principais indicações são:

  • Ansiedade;
  • Agitação e histeria;
  • Ataques de pânico;
  • Estresse pós-traumático;
  • Depressão;
  • Epilepsia;
  • Enxaqueca;
  • Pressão alta.

Além disso, o mulungu pode ainda ser usado para aliviar dores fracas a moderadas, e febre.

Devido à sua capacidade calmante e tranquilizante, o mulungu é muito utilizado para tratar os distúrbios do sono, como a insônia, por exemplo. Veja outros remédios caseiros para curar a insônia.

Principais propriedades

Algumas das propriedades medicinais comprovadas do mulungu incluem sua ação calmante, analgésica, anti-inflamatória, anticonvulsivante, hipotensiva e antitérmica.

Imagem da Internet

Como preparar chá de mulungu

Uma das partes mais utilizadas do mulungu é a sua casca, que pode ser encontrada na sua forma natural ou em pó para a preparação de chás. As sementes desta planta não devem ser usadas, uma vez que possuem substâncias tóxicas que podem causar sérios danos ao organismo.

Para preparar o chá de mulungu é necessário:

Ingredientes

  • 4 a 6 g de casca de Mulungu;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a casca de mulungu na água e deixar ferver por 15 minutos. Depois coar, deixar amornar e tomar o chá ainda morno, 2 a 3 vezes ao dia. Evitar tomar por mais de três dias seguidos.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do mulungu são raros, no entanto, alguns estudos indicam que podem surgir efeitos indesejáveis como sedação, sonolência e paralisias musculares.

Quem não deve tomar

O mulungu está contraindicado para crianças com menos de 5 anos, grávidas e mulheres que estão amamentando. Além disso, o mulungu também não deve ser usado por pessoas que usam medicamentos anti-hipertensivos ou antidepressivos, sem supervisão do médico, pois pode potencializar o efeito desses medicamentos.

Fonte: Tua Saúde

________________________________________________________________________

O que achou deste conteúdo? Comente abaixo!

Quer saber mais sobre o Universo Feminino? Dicas sobre saúde da mulher, alimentação saudável, exercícios, receitas e muito mais? Siga-nos no Instagram @GarotasSaudaveisOficial

________________________________________________________________________

Conheça também a @AgenciaPremmium – Um novo conceito em Branding, Comunicação e Empreendedorismo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *